quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Para ti mãe!




Já que hoje foi muito comentada a carta escrita pelo filho do Fernando Tordo ao pai que, aos 65 anos foi "obrigado" a emigrar para o Brasil à procura de trabalho, também eu fiquei com vontade de escrever uma carta à minha mãe, um dos pilares da minha vida. Claro que ir para o Brasil aos 65 anos é só para quem pode mas espantem-se ele até teve direito a um directo no telejornal da TVI...fiquei de boca aberta...what? Claro que não estamos aqui para julgar ninguém mas quem me dera a mim ter o dinheiro de uma passagem aérea para o Brasil e oferecer o montante aos meus pais. Mas pronto isto sou eu...compreendo que o desgoverno deste país esteja a obrigar muitas pessoas a fugir daqui...tanto novos como mais velhos...mas este caso so foi divulgado pelo seu mediatismo, porque há situações bem mais deprimentes mas que não têm os seus cinco minutos de fama porque como diz o outro "não dá canal"!

Uma carta à minha mãe e porquê? Perguntam vocês...porque é o ser humano mais lindo e fantástico que eu conheço, com um coração do tamanho do mundo, posso ser suspeita no que digo, mas isto mesmo é reconhecido por imensas pessoas...a minha mãe é daquelas pessoas que é capaz de dar a sua camisola a quem precisa! O que me revolta é quando mais precisou quase toda a gente a quem ela anteriormente tinha estendido a mão, mais do que uma vez, simplesmente lhe viraram as costas!
A minha mãe, que se Deus quiser no próximo sábado comemora 59 anos, está há mais de dois sem qualquer tipo de rendimento porque o fundo de desemprego acabou e é muito nova para ir para a reforma....apoios sociais? não tem direito porque o meu pai recebe uma reforma inferior ao ordenado mínimo nacional..o que a repartir por uma casal dá cerca de 200 euros per capita por mês. É uma fortuna não acham? E de reforma sabem quanto lhe queriam dar? 180 euros para quem trabalha desde os 12 anos e nunca parou de o fazer...vivendo uma infancia dificil, tal como tantos outros da sua geração, mas que é um exemplo para muitos.

E isto já para não falar que à conta de tudo isto está com uma grave depressão, já para não falar dos inumeros problemas de saude de que padece, que a obrigam a tomar 12 medicamentos por dia! Pois mãe eu sei que és uma guerreira  e por isso te admiro muito. Nem imaginas as vezes como me sinto impotente porque a minha unica forma de ajudar é dar-te todo o meu amor, apoio e carinho...e como é tão bom o teu colinho, os teus beijinhos e abraços! Sempre foste a minha grande referência, és uma mulher exemplar, uma esposa excelente e uma sogra fantástica....felizmente os nossos animais que temos cá em casa ajudam te um bocadinho a aliviar tudo aquilo que te consome por dentro...mas nao desistas mais porque eu estou aqui para ti e para sempre! Sei que Deus escreve certo por linhas tortas e vais conseguir aquilo que tanto anseias (isto é segredo) e connosco do teu lado somos uma força imbatível. Juntos já ultrapassamos muitos obstáculos e que venham eles que cá estamos para os contornar tal como faz um rio por entre as montanhas!
MÃE amo-te daqui até à eternidade, estás sempre nas minhas preces e sei que Deus e todos os seus anjos estão contigo nesta batalha porque, mais do que ninguém, mereces muito que a vida te volte a sorrir e que todo este sufoco passe em definitivo. Por vezes eu choro em silêncio e sozinha porque ao pé de ti tenho de ser forte...e eu consigo porque tenho o teu sangue e a tua força...tu não páras um minuto apesar de toda a doença que tens e admiro-te tanto por isso...gostavas que ficasses por vezes a descansar mais um bocadinho mas tu és teimosa e não queres :-) és igualzinha à avó (a minha segunda mãe que já partiu) que está no céu a olhar por nós todos os dias!
MÃE nunca desistas porque eu sei que tudo vai melhorar! Com força, fé, esperança e determinação vamos recuperar e reerguer-nos das cinzas tal e qual a Fenix. Afinal somos mulheres de fibra não somos? Então bora lá que para a frente é que é o caminho :-)

AMO TE MUITO MINHA MÃE LINDA E ADORADA

Da tua filha

Susana Cardoso

Sem comentários:

Enviar um comentário

Fazer o que se gosta é uma dádiva

A minha experiência de vida permite me afirmar que uma das velhas máximas não podia ser mais certeira: Fazer o que se gosta é uma dádiva. Ti...