sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Onde está o verdadeiro espírito de Natal?



Com o passar dos anos fui perdendo aquele espírito natalicio, aquela magia que sentia quando era criança e passava esta quadra rodeada de todos os meus tios e primos...eramos mais de 40 pessoas à mesa e aí sentia-se o verdadeiro significado desta quadra, com harmonia, tranquilidade, alegria entre todos! Os tempos mudaram, os netos foram crescendo e casando, os avós envelhecendo e cada um seguiu com a sua vida. Agora tudo é diferente e no meu coração deixaram de brilhar aquelas luzinhas de entusiasmo e muito do que sinto deve-se a um consumismo cada vez mais desenfreado que me tira completamente do sério. Nesta altura nunca ponho os pés num shoping, detesto as filas intermináveis à entrada e dentro das principais cidades, faz-me uma imensa confusão andar tudo com sacos na mão quando durante o ano a maoria nunca se preocupou com os que agora vão presentear com algo...parece-me um forma de compensar as falhas cometidas durante o ano, o esquecimento, a ausência e, acreditem, que esse não é o melhor caminho...pelo menos a mim não me compram com prendas nem com mensagens tipo fotocópias...até tiro o som ao telemóvel e se me der na real gana desligo o mesmo.

Podem chamar-me de antiquada mas acho que esta é uma época onde apenas se deve comemorar o nascimento daquele que lá em cima olha por nós e está atento aos nossos atos. O resto é tudo comércio e mais nada....por aqui não trocamos presentes...somos apenas quatro à mesa e num ano de muitas dificuldades, comuns a tantas outras famílias, temos pelo menos o amor puro e verdadeiro que nos une. Isso sim é o mais importante...a mesa até pode não ter as melhores coisas mas dentro dos nossos corações está um sentimento revigorante que aquece a nossa alma....algo que ninguém nos irá tirar...nunca!

Acho que devemos deixar o materialismo de lado e também desde cedo ensinar as nossas crianças a prevalência do ser sobre o ter...não é preciso gastar fortunas em prendas para os mais pequenos, basta um pequeno miminho e faze los compreender que se trata apenas de um gesto simbólico quando por esse mundo fora milhares de crianças morrem à fome e muitas davam tudo por um colinho, um gesto de amor, um sorriso, um abraço...estes são os sentimentos que devem ser salvaguardados durante todo o ano e colocados em prática!

Por isso aproveitem cada dia como se fosse o último...apreciem uma pequena grande atitude...façam boas ações...não guardem mágoas nem rancores...e eliminem da vossa vida tudo o que vos faz mal! Afinal só vivemos uma vez e temos de aproveitar ao máximo. Mesmo com dificuldades pelo meio, quando as forças parecem faltar, temos de ter sempre uma âncora, um porto de abrigo que são os que nos amam e se preocupam connosco. O resto? Não interessa para nada...é dar ao desprezo e seguir em frente!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Fazer o que se gosta é uma dádiva

A minha experiência de vida permite me afirmar que uma das velhas máximas não podia ser mais certeira: Fazer o que se gosta é uma dádiva. Ti...