segunda-feira, 13 de abril de 2015

Habilitações a mais...um entrave para quem procura emprego!

Hoje vou falar-vos de uma situação que se alastra já há muito no nosso país mas, agora, como a sinto na pele confesso que é das piores coisas pelas quais se pode passar. Após 15 anos a trabalhar sem interrupções faz precisamente hoje um mês que sou mais um número para a estatística do desemprego. Enquanto aguardo (e desespero) por uma resposta da Segurança Social ao meu pedido de subsídio de desemprego (trabalhador a recibos verdes é assim mesmo...) nestas últimas semanas tenho estado atenta a todas as ofertas de emprego, enquanto vou andando de serviço em serviço a preencher este e mais aquele formulário (é só burocracia).

Inscrevi-me em vários sites na net, recebo diariamente várias notificações dentro das áreas que mais me cativam e deparei-me com uma triste realidade: tenho habilitações a mais. Pois é...como sou licenciada em Comunicação Social não posso ir trabalhar para uma loja num shopping (já respondi a pelo menos dez anúncios e nenhum contacto até ao momento) e muito menos tentar uma carreira de rececionista numa clínica em regime de part-time (respondi a três anúncios e...nada).



É mesmo muito triste....estamos presos por ter cão e por não ter. O que faço? Faço um currículo diferente onde não menciono a minha licenciatura e digo apenas que tenho o 12.º ano de escolaridade? Eu quero trabalhar em qualquer área...não consigo estar parada...estou a dar em doida e, mais ainda, quando me apercebo que todos os currículos que são enviados para estes anúncios onde o candidato refira que é licenciado é de imediato colocado de parte.

Mas porquê? Têm medo de quê? Que a gente não esteja disposta a dar o litro como os restantes num trabalho digno? É que não entendo mesmo....uma vez, aqui há uns anos, já me disseram com todas as letras que eu tinha habilitações a mais! Eu fiquei a olhar para a senhora com cara de parva! Como? Repita lá outra vez? Foi o que na altura me apeteceu perguntar mas "meti a viola ao saco" e zarpei dali para fora. Mas a mentalidade dos empregadores não muda? Não entendem que eu, e muitos mais jovens, queremos é trabalhar porque temos responsabilidades a cumprir todos os meses e não podemos viver à sombra de subsídios? Eu não me importo de fazer limpezas, trabalhar numa loja, vender flores...seja o que for...ai que revolta!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Fazer o que se gosta é uma dádiva

A minha experiência de vida permite me afirmar que uma das velhas máximas não podia ser mais certeira: Fazer o que se gosta é uma dádiva. Ti...